Saiba o que são e como funcionam os Bonds Funds e descubra como aproveitar as oportunidades que este investimento oferece no mercado dos EUA

 

É cada vez maior o número de pessoas que decidem investir na Bolsa de Valores – inclusive no Brasil, onde acompanhamos, recentemente, um novo recorde no número de investidores pessoa física no mercado de ações: 1 milhão de pessoas. Apesar disso, muita gente ainda não conhecem todas as opções que o mercado oferece aos investidores – dentro e fora do país.

Entre as modalidades de investimento bastante difundidas no exterior, mas pouco conhecidas entre os brasileiros, estão os Bonds. Se você nunca ouviu falar sobre eles ou deseja saber mais sobre esta opção de investimento de renda fixa, acompanhe o artigo de hoje!

 

O que são Bonds?

Os Bonds nada mais são que títulos de dívida, emitidos por órgãos governamentais ou empresas privadas, que dão ao portador o direito de recebimentos após determinado prazo. O investidor que adquire este título de renda fixa, portanto, tem direito a receber seu investimento de volta no futuro mediante o pagamento de uma taxa de juros – ou uma bonificação – sobre o valor do título.

O mercado Bonds é responsável pela negociação de trilhões de dólares todos os dias, e pode ser uma excelente opção para investidores que procuram investimentos mais seguros e com bom retorno.

Existem diversos tipos de Bonds ao redor do mundo. No Brasil, temos os Títulos do Tesouro, por exemplo, que oferece retornos após determinado período do investimento. Apesar disso, o mercado de Bonds não é tão difundido no Brasil quanto em outros países, como os EUA, onde existem inúmeras opções de investimento para todos os tipos de perfil de investidor – desde os mais conservadores até os mais arrojados.

 

Bonds nos EUA

Os Bonds norte-americanos são um dos títulos mais seguros do mundo, uma vez que a economia dos Estados Unidos é sólida, líquida e bastante segura – garantindo que todos os credores sejam pagos em dia.

Entre os títulos do Governo dos EUA temos os Treasury Bills, que têm vencimento de até um ano, os Treasury Notes, que vencem em um prazo de dois a dez anos e os Treasury Bonds, com vencimento superior a dez anos, chegando a até trinta anos.

 

Preferência pelos Fundos de Obrigações

Nos Estados Unidos, os Fundos de Obrigações (Bond Funds) têm sido bastante procurados pelos investidores de todo mundo. Esta preferência pode ser explicada pela cautela adotada por parte dos investidores, optando por fundos mais seguros e com menor risco após o forte rali acompanhado em Wall Street nos últimos anos.

O aumento da procura por Bonds Funds nos EUA teve início após as eleições presidenciais no ano de 2016, quando o dinheiro fluiu com força para os fundos de ações, com o mercado apostando que a administração de Donald Trump traria uma forte alta nas taxas de juros e uma economia mais forte no curto prazo.

 

Por que investir em Bonds?

Apesar de haver riscos – como qualquer outro investimento financeiro, os títulos de dívida de um governo ou empresa podem ser boas opções de investimento no médio e longo prazo. Além disso, no caso dos títulos de companhias ou governos mais sólidos, o risco acaba caindo consideravelmente, fazendo do investimento uma opção mais segura para o investidor.

O mercado de Bonds é o maior do mundo, e os trilhões de dólares negociados todos os dias neste mercado mostra a força e a liquidez que os Bonds possuem. Se você procura um investimento sólido e seguro para diversificação da sua carteira, os fundos de obrigações – Bonds –  podem ser uma boa opção para você!