Saiba como funcionam os mercados futuros nos EUA e descubra por que vale a pena aprender a investir no maior mercado do mundo

 

Os mercados futuros têm ganhado cada vez mais a atenção de investidores de todo o mundo. Se você gosta de acompanhar e aprender sobre o mercado financeiro certamente já deve ter ouvido falar sobre o mercado futuro.

É possível, no entanto, que você não saiba exatamente o que ele é ou como o mercado futuro funciona – especialmente o mercado dos EUA, considerado o maior do mundo.

No artigo de hoje você vai aprender um pouco mais sobre o mercado futuro dos Estados Unidos e descobrir como utilizá-lo ao seu favor quanto às operações e investimentos. Confira!

 

 

O que é Mercado Futuro?

O mercado futuro é, em uma definição objetiva, uma ferramenta utilizada por quem investe e por quem realiza operações no mercado financeiro, a fim de identificar o risco futuro ao qual estará exposto em relação a um ativo.

É neste mercado onde se negociam os chamados contratos futuros, que são termos de compra e venda de ativos diversos, como: ações, commodities, moeda estrangeira, índices, entre outros.

Além de ser um mercado interessante para traders e investidores de todo o mundo, o mercado futuro é bastante importante para produtores e consumidores de commodities, que utilizam os futuros como ferramenta de proteção financeira – que também pode ser feita com os mais diversos ativos sujeitos à volatilidade.

 

E como ele funciona?

A dinâmica do Mercado Futuro é bastante simples: os negociadores destes contratos futuros de ativos se comprometem a vender ou comprar determinado ativo, em uma data pré-definida a um preço também pré-determinado, independentemente do valor de mercado que este ativo terá na data previamente estabelecida. Os ajustes nos preços dos contratos são diários.

O objetivo desta negociação é justamente lucrar com a variação de preços de cada um destes ativos presentes no Mercado Futuro.

É possível negociar contratos futuros de uma série de ativos. Entre eles, podemos destacar os metais (ouro, prata, cobre e platina), moedas (euro, libra, iene, dólar, entre outros),  índices de ações (Nasdaq 100, S&P 500, Ibovespa, entre outros), energia (gás, petróleo e carvão), e agricultura e pecuária (boi gordo, milho, soja, leite, suco de laranja, entre outros).

Além da especulação, o mercado futuro também permite a realização de proteção financeira – hedge, evitando a perda de dinheiro devido à volatilidade dos ativos negociados. A alavancagem também é uma ferramenta bastante utilizada por traders e investidores neste mercado.

 

Como funciona o mercado futuro nos EUA?

Operar no mercado dos EUA é uma grande oportunidade para investidores brasileiros que desejam diminuir sua exposição ao risco. No caso dos futuros, as vantagens são ainda maiores.

Além de ser uma forma de diversificação de investimentos, atuar no mercado de futuros dos EUA pode potencializar os investimentos e ampliar os ganhos de traders e investidores.

A liquidez dos mercados futuros dos EUA é gigante, oferecendo aos investidores e operadores oportunidades quase que infinitas. A alavancagem no mercado  de futuros norte-norte americano também é um diferencial, e uma opção bastante interessante para investidores que possuem um capital menor para realizar suas operações.

O mercado dos EUA permite ao investidor negociar futuros 24 horas por dia, durante seis dias por semana – a exceção é o sábado. E, mesmo quando o pregão regular está fechado, o mercado continua oferecendo grande liquidez para as operações.

Vale ressaltar que, no final de 2017, o mercado de futuros dos Estados Unidos ganhou mais um capítulo bastante interessante para investidores institucionais e traders de todo o planeta: a chegada da criptomoeda Bitcoin, que começou a ser negociada na bolsa de futuros de Chicago e atraiu ainda mais investidores ao mercado de futuros norte-americano.

 

Estratégia Hedge no Mercado Futuro

Uma das principais características do Mercado Futuro é oferecer a possibilidade de empresas, produtores e investidores utilizarem a estratégia hedge para proteger seus investimentos e o preço de seus produtos. Estratégias “hedge” – que significa limite ou cerca em Inglês – permitem que investidores se protejam da variação de determinados ativos.

Esta estratégia é bastante comum entre produtores agrícolas, que assumem uma posição em relação às suas mercadorias (como soja, café, milho, entre outros produtos que já mencionamos), visando sempre a minimização de seus riscos.

 

Quais as vantagens do Mercado Futuro?

Por se tratar de um mercado cujos contratos podem ser negociados somente na bolsa, o Mercado Futuro acaba oferecendo ao pequeno, médio ou grande investidor transparência nas negociações ao longo do pregão.

Além disso, os contratos futuros costumam ter alta liquidez e permitem ao operador encerrar suas posições a qualquer momento, por exemplo, garantindo lucro ou evitando prejuízos maiores.

 

E quais as desvantagens?

Entre as principais desvantagens do Mercado Futuro estão o custo mais elevado dos contratos futuros na comparação com os contratos a termo e a necessidade de uma margem de garantia – uma quantia que deve estar disponível na conta do operador na corretora, a fim de sustentar sua posição no investimento.

 

Vale a pena investir no mercado futuro dos EUA?

O Mercado Futuro pode ser um excelente mercado para maximização de lucros do trader, e uma ferramenta bastante útil para identificar os riscos de determinados ativos, proteger o capital e planejar operações e investimentos no mercado financeiro. Nos Estados Unidos, por conta do tamanho, liquidez e solidez deste mercado, as possibilidades e oportunidades são ainda maiores.

Para quem deseja investir ou especular no mercado futuro, o mercado futuro dos EUA é, sem dúvida, a melhor opção. É preciso, no entanto, conhecer o mercado antes de iniciar suas operações e tomar cuidado com a alavancagem, controlando sempre os riscos.

Com estudo e aprimoramento das operações e estratégias, no entanto, qualquer trader pode ganhar dinheiro no mercado de futuros dos EUA, obtendo ganhos substanciais em suas operações!