Encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump deverá ocorrer na Casa Branca, no próximo dia 19 de março; Venezuela será um dos temas abordados na reunião

 

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro confirmou, no último final de semana, um encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, que ocorrerá no próximo dia 19 de março, nos Estados Unidos. Esta será a primeira vez que os dois líderes se encontram pessoalmente.

A expectativa é que a comitiva do presidente brasileiro aos EUA seja composta por membros do alto escalão do governo, como o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

De acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca no último sábado (9), a situação da Venezuela será um dos principais temas a serem discutidos entre Trump e Bolsonaro na ocasião. O fortalecimento das relações entre Brasil e EUA também deverá ser colocado em pauta na ocasião.

 

“Uma grande oportunidade”

Em uma mensagem publicada no microblog Twitter, Jair Bolsonaro anunciou a reunião e afirmou que o encontro será "uma grande oportunidade" para o país retomar e estreitar relações com os Estados Unidos.

"Uma grande oportunidade de retomar os fortes laços entre nossas nações na busca de um ocidente com liberdade e prosperidade. Temos muito a somar!”, disse o presidente brasileiro no microblog.

Este será o primeiro encontro entre os dois presidentes, que já se falaram ao telefone em algumas oportunidades. Trump e Bolsonaro vêm, inclusive, trocando elogios publicamente desde a posse do presidente brasileiro, no último mês de janeiro.

A reunião entre Bolsonaro e Trump deverá acontecer na Casa Branca, em Washington, durante a visita do presidente brasileiro ao país. A agenda oficial de Bolsonaro, no entanto, deverá ser divulgada apenas na próxima quarta-feira (13).