Partido do presidente Trump perdeu a maioria na Câmara, mas manteve o comando do Senado; índices avançam nos EUA com redução no risco de ruptura após resultados eleitorais

 

Os principais índices acionários dos Estados Unidos reagem positivamente, nesta quarta-feira (7), aos resultados das eleições de meio mandato nos EUA – as chamadas “midterm elections”.  No início da tarde, o índice Dow Jones avançava 1,03%, enquanto o S&P 500 subia 0,98%.

O otimismo do mercado quanto aos resultados das midterm elections nos EUA pode ser justificado pela percepção de redução no risco de ruptura em relação ao direcionamento da economia norte-americana – uma vez que os Republicanos conseguiram manter a maioria no Senado, apesar de terem perdido o comando da Câmara dos Representantes para os Democratas. O afastamento da possibilidade de descontinuidade das políticas norte-americanas para a economia reduz também as possibilidades de uma desaceleração econômica brusca.

 

 

Um segundo fator possivelmente determinante para a manutenção do bom humor entre os investidores após as eleições nos EUA seria a derrocada de figuras de peso entre os Democratas, como Beto O’Rourke – que perdeu as eleições para o Republicano Ted Cruz para o Senado pelo estado do Texas. A derrota de nomes como O’Rourke para aliados de Trump e a vitória de Republicanos em estados-chave – como a Flórida e o próprio Texas – fortaleceu, portanto, a imagem do presidente norte-americano nas eleições.

Após a divulgação dos resultados oficiais das eleições, o índice Dow Jones avançava 1,03% na tarde desta quarta-feira (7), enquanto o S&P 500 subia 0,98%. O Nasdaq Composite também seguia positivo, em alta de 1,80%

 

Resultados das midterm elections nos EUA

Os Republicanos mantiveram a maioria no Senado norte-americano, que renovou um terço de suas cadeiras nas eleições de meio mandato deste ano. O partido do presidente Trump conquistou três novas cadeiras – uma delas ocupada pelo ex-candidato à presidência dos EUA, Mitt Romney.

Os Democratas, por sua vez, acabaram conquistando a maioria na Câmara dos Representantes – garantindo 220 assentos, ante os 193 ocupados pela oposição.

Entre as disputas para o governo em 36 de 50 estados norte-americanos, os Republicanos permaneceram na liderança. Ao todo, 24 governos são ou serão comandados pelos Republicanos, enquanto 19 permanecerão sob controle dos Democratas.